Estudo Revela que as Folhas de Quinoa São uma Opção Promissora para Dietas Saudáveis

Pesquisadores investigaram as propriedades nutricionais das folhas de quinoa (Chenopodium quinoa Willd.), um alimento vegetal de alto valor nutricional pouco explorado. Os resultados revelaram que essas folhas, conhecidas como QLGs (Quinoa Leafy Greens), são uma fonte rica em proteínas, fibras dietéticas e minerais, destacando-se como uma opção saudável para dietas baseadas em plantas.

O estudo avaliou três variedades de QLGs e descobriu que apresentam um teor de proteína superior a 35 g por 100 g de peso seco, com uma composição equilibrada de aminoácidos essenciais. Essa característica as torna uma excelente fonte de proteína vegetal, especialmente em comparação com outras verduras folhosas.

Além disso, as folhas de quinoa exibiram teores elevados de fibras dietéticas e minerais, superando até mesmo as sementes de quinoa e outras verduras folhosas. A composição lipídica revelou concentrações mais altas de ácido linoleico (C18:2, ω6) e ácido linolênico (C18:3, ω3), com baixas razões de ω6/ ω3 (aproximadamente 0,4/1). O baixo teor de açúcar total (<1 g por 100 g de peso seco) foi outro destaque, inferior ao encontrado nas sementes de quinoa.

Os pesquisadores também observaram teores de saponina entre 0,76% e 0,87%, enquanto os compostos fenólicos totais, principalmente ácidos hidroxicinâmicos e flavonoides, atingiram valores notáveis de 969,8 a 1195,4 mg de ácido gálico por 100 g. As atividades antioxidantes também foram significativas, variando de 7,64 a 8,90 g de Trolox por kg.

A análise multivariada permitiu a classificação das amostras de acordo com a variedade de quinoa avaliada, enquanto a regressão múltipla sequencial destacou que os teores de ácidos graxos poli-insaturados (PUFA) e sacarose influenciaram negativamente o teor de proteína, enquanto o ácido palmítico teve um efeito positivo.

Este estudo ressalta que as QLGs são alimentos vegetais promissores, tanto nutricional quanto funcionalmente, enfatizando a necessidade de promover o cultivo, comercialização e consumo dessas folhas de quinoa como parte de uma dieta equilibrada e saudável.

Reference:

RODRÍGUEZ GÓMEZ, M. J.; CALVO MAGRO, P.; REGUERA BLÁZQUEZ, M.; MAESTRO-GAITÁN, I.; SÁNCHEZ IÑIGUEZ, F. M.; CRUZ SOBRADO, V.; MATÍAS PRIETO, J. Nutritional composition of quinoa leafy greens: An underutilized plant-based food with the potential of contributing to current dietary trends. Food Research International, v. 178, 2024. ISSN 0963-9969. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.foodres.2023.113862.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts
Total
0
Share